Filosofia Política e Realidade

Filosofia Política e Realidade

Filosofia Política e Realidade

Tenho um amigo que gosta de estudar e praticar filosofias orientais, e ele como filósofo considera que política e religião são sentimentos. Aí me lembrei de um discurso de um advogado, o qual falou na Comissão de Senadores, em oposição ao relatório de um técnico do TCU, especialista em Leis que regulamentam o uso das finanças de um País.

Penso de modo diferente. Uma troca de ideias pode ser amistosa. Diria que a Política e a Religião podem mexer com sentimentos, e causar emoções, quando as trocas de ideias são feitas entre convictos que não se respeitem. Se há respeito ético, e há uma linguagem educada, não deveria haver sentimentos nem emoções na avaliação de condutas pessoais face às Leis que regulam tais condutas.

Todo nível de Percepção depende do nível da Faculdade de Imaginação, e a qualidade da Imaginação, bem como dos pensamentos que dela resultam, depende da qualidade dos dados e informações que alimentam a Imaginação.

Religiosidade é um Sentimento, ou seja, uma pessoa pode sentir que Deus existe, e outra pode sentir que Deus não existe. Se Deus é incognoscível, inescrutável e insondável, não há provas de que Ele existe, nem provas de que não existe. Resta ter um sentimento de que exista, e a consequência disso é formar uma coleção de Crenças a respeito. Assim toda religiosidade se expressa por uma Ideologia Subjetiva.

Crença é toda ideia ou pensamento que expresse uma razão lógica, e até razoável, se bem que pouco ou nada provável, mas que seja tomada como se fosse verdade, a qual passa a fazer parte da Realidade Pessoal de um indivíduo como ideologia subjetiva. Discutir Crenças dessa qualidade é pura perda de tempo, e apenas um exercício em fazer abstrações.

Religião é um Sistema Organizado de forma Arbitrária por uma liderança que tem Religiosidade. Toda Religião é caracterizada com uma série de Crenças, reguladas por Normas, Princípios, Fundamentos (razões), algumas com dogmas (afirmações tomadas como verdadeiras, mesmo sem serem ao menos razoáveis), e rituais de adoração. Esse conjunto forma uma Ideologia a base de Subjetividades que promete um Paraiso a ser alcançado depois da morte, ou seja, como todo futuro, apenas uma suposição. No entanto todo Sistema visa arrecadação.

Toda Política também é Um Sistema Organizado de Forma Arbitrária, baseada em uma Ideologia Subjetiva, que promete um paraíso na Terra, em curto prazo para os dirigentes e seus apaniguados, mas em longo prazo, a ser conferido, para o povão. Também todo Sistema Político visa arrecadação e manipulação de verbas, dentro ou fora da Lei.

Geralmente o prazo para verificação da eficiência de um Sistema Político é de até 100 anos no máximo, como o foi o socialismo soviético, e em menor prazo o socialismo grego, português e espanhol que em pouco tempo faliram. No Brasil não está durando 14 anos, com uma dívida de Um Trilhão. A China de Comunista virou Capitalista, disfarçado de Socialista.

Todo Partido Político é um Sistema Organizado de forma arbitrária, onde há normas, princípios e fundamentos a serem observados. Os resultados dos diferentes partidos políticos, como todo futuro, é apenas uma suposição, mas o de alguns o resultado é tão desastroso em tão pouco tempo, que só não é evidente a quem não queira ver.

Religiões mudam suas bases para melhor ou pior no prazo máximo de Mil Anos.

Os Partidos Políticos acabam mostrando a falta de objetividade do Sistema adotado em menos do que 100 anos.

Quando há muitos Partidos políticos em ação é porque nenhum deles é o mais eficiente.

Ambos, Religiões e Partidos Políticos dependem de como Sustentam os Seus Mitos e resultados objetivos positivos, pois a Eficiência é a medida da Verdade em qualquer circunstância.

 

Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel em História Natural (todas as Disciplinas Biológicas e Geológicas), Licenciado, Especialista. USP, 1955.
Qualquer questionamento sempre será bem recebido e respondido.

Postado em : Filosofia

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

.