09º – Apenas quero entender Jesus – Das Divergências

09º – Apenas quero entender Jesus – Das Divergências

Das divergências

Alguns pontos de divergência decorrem da diferença cultural que há em qualquer núcleo de uma população. Algumas pessoas se prendem às afirmações ao pé da letra, em textos com 2.000 e até 5.000 anos de idade, mesmo aqueles que são passíveis de diferentes interpretações. Estes recusam os prováveis conhecimentos básicos e modernos de Física, Química, Biologia, Geologia e Paleontologia, que permitem distinguir e separar as pressuposições mais prováveis das menos prováveis, ou mesmo improváveis.

Por qual razão algumas Sociedades Místicas, e ou, Seminários não procuram associar de modo coerente e razoável à mística religiosa todos os conhecimentos científicos da atualidade? Será que leva mais tempo para amadurecer os seminaristas e estudantes? Será que não há tempo útil para melhor aculturar os professores dos Seminários e os líderes formados como orientadores? Seria porque se mudarmos as perspectivas, mudamos o entendimento e a compreensão, e abalamos alguns conceitos anteriormente estabelecidos como verdades, passando-os declaradamente à Categoria de Verdades Relativas a Pressuposições?

Apesar disso, a Matemática Moderna, a Estatística, as Finanças, as Ciências Econômicas modernas e a Administração de Empresas atualizada, aparentemente passam a ter mais importância e crédito para a liderança mística e ou religiosa do que as outras disciplinas já mencionadas no parágrafo anterior.

A Ciência Moderna apenas mostra os caminhos da criação, mas o conhecimento de algumas Verdades da Ciência elimina uma parte do mistério, e isto pode diminuir as razões para o temor e a submissão dos 70% de contribuintes menos letrados. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (J.C.) é uma das verdades universais, sempre atuais, atuantes e proféticas, em qualquer tempo, para qualquer lugar ou meio.

Se os místicos, religiosos, teólogos e seus seguidores, estudassem um pouco de Física com noções rudimentares, e depois, a respeito de Mecânica Quântica, teriam subsídios lógicos e racionais para explicar os caminhos de Deus e as ações de Jesus, sem abandonar a ideia de ter a Consciência Divina como fonte da Essência como poder energético. Talvez essa seja a razão pela qual nem toda a pessoa consegue ser completamente crente em uma utopia baseada, todo o tempo, em alguns conceitos ultrapassados pelos fatos, mas com os aspectos relativos às finanças sempre atualizados.

Outras razões a serem consideradas são as contradições observáveis entre os discursos e as atitudes. As pessoas e as coisas somente têm a autoridade e o poder que cada um de nós atribui a elas, ou melhor, enquanto o atribuímos. O mesmo se dá com as autoridades e seus créditos éticos e morais como cidadão. Assim o antídoto é fácil de aplicar. Sempre é bom lembrar os dizeres de Jesus aos doutores da mística e da religião:- “de tudo examinai…”. J.C.  (continua…)

Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel em História Natural (todas as Disciplinas Biológicas e Geológicas), Licenciado, Especialista. USP, 1955.
Qualquer questionamento sempre será bem recebido e respondido.

 

Postado em : Apenas quero entender Jesus

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

.