09º – A Propósito de Conversão

09º – A Propósito de Conversão

A Propósito de Conversão

Programações Subliminares

Subliminares são sugestões ocultas que somente a Mente Reativa do Eu Básico registra no nosso subconsciente. O Consciente, Eu Médio, não percebe.

Podem ser sonoras, ocultas por entre a música; visuais, disfarçadas em cada quadro, que mostrados tão rapidamente na tela de cinema, não são vistos e percebidos; ou espertamente incorporados ao quadro ou desenho. Um bom exemplo para entender isso são os quadros em que, se você relaxar e procurar com atenção, verá figuras ocultas nas linhas, entrelinhas e efeitos de sombra e fundo.

Muitas fitas de áudio de reprogramação subliminar oferecem sugestões verbais gravadas em baixo volume. Eu questiono a eficácia desta técnica; se as subliminares não são perceptíveis, não podem ser efetivas, e subliminares gravadas abaixo do nível de audição, são, por esta razão, inúteis. A mais antiga técnica de áudio subliminar usa uma voz que segue o volume da música de tal modo que as subliminares são impossíveis de detectar sem um equalizador paramétrico.

Engenheiros eletrônicos encontraram um modo de modificar psico-acusticamente e sintetizar as subliminares de tal modo que fossem projetadas no mesmo acorde e frequência que a música, assim dando-lhes o efeito de fazerem parte da música. Usando esta técnica, não há maneira de reduzir as frequências para detectar os subliminares. Em outras palavras, embora eles possam ser ouvidos pela mente subconsciente, não podem ser monitorados pelos mais sofisticados equipamentos.

Se eles podem criar esta técnica tão facilmente, podemos imaginar quão sofisticada a tecnologia se tornou, contando com fundos ilimitados do governo e da publicidade, e também podemos pensar na manipulação dos comerciais de propaganda a que somos expostos diariamente, principalmente pela TV, e pior ainda se está dormindo diante de uma TV ligada.

Não há simplesmente nenhuma maneira de saber o que há por trás da música que você ouve, e ainda é possível, esconder uma segunda voz por trás da voz que você está ouvindo.

As séries de Wilson Bryan Key, Ph. D., sobre subliminares em publicidade e campanhas políticas documentam bem o abuso em muitas áreas, especialmente na publicidade impressa em jornais, revistas e pôsteres.

A grande questão sobre subliminares é: elas funcionam? Eu garanto que sim. Não somente devido aos que usaram minhas fitas, mas também dos resultados de tais programas subliminares por trás das músicas das lojas de departamentos. Supostamente, a única mensagem era a de instruções para não roubar.

Uma cadeia de lojas de departamentos da Costa Leste dos EEUU, reportou uma redução de 37% em furtos nos primeiros nove meses do teste. Um artigo de 1984 no jornal “Brain-Mind Bulletin” declara que até 99 por cento de nossa atividade cognitiva pode ser “não consciente”, de acordo com o diretor do Laboratório de Psicofisiologia Cognitiva da Universidade de Illinois. O longo relatório termina com a declaração, “estas ferramentas apoiam o uso de abordagens subliminares, tais como sugestões gravadas em fita para perder peso, e o uso terapêutico da hipnose e Programação Neurolinguística”.

O Abuso das Técnicas nas Massas

Relato de um Expert:

“Eu experimentei ir pessoalmente, com um grupo, a reuniões no auditório de Los Angeles, onde mais de dez mil pessoas se reuniram para ouvir uma figura carismática. Vinte minutos depois de entrar no auditório percebi que estava indo e vindo de um estado alterado de consciência. Todos que me acompanhavam estavam experimentando a mesma coisa.”

“Como este é o nosso negócio, nós percebíamos o que acontecia, mas os que nos rodeavam nada percebiam. Por cuidadosa observação, o que parecia ser uma demonstração espontânea, era, de fato, uma astuta manipulação. A única maneira que eu podia imaginar pela qual se poderia fazer a indução ao transe era por meio de uma vibração de 6 a 7 ciclos por segundo que soava juntamente com o som do ar condicionado.”

“Esta vibração em particular gera um ritmo alfa, a qual tornará a audiência altamente susceptível às sugestões. De 10 a 25 por cento da população é capaz de ir para um estado alterado de consciência sonambúlico; para estas pessoas, as sugestões do locutor, se não ameaçadoras, podem potencialmente ser aceitas como “comandos”.”

Particularmente, eu tenho uma história deste tipo para narrar. Em certa ocasião, 1974, fui até Brasília, pois precisava falar com um Ministro da Saúde. Não havia marcado a audiência, e ia arriscar a ter de voltar em outra ocasião. Cheguei cedo demais e estressado, me deitei para descansar em um Hotel. O aparelho de ar condicionado estava ligado e a hélice fazia um ruído ritmado, próximo dos 10,5 ciclos/segundo, próximo do ruído pulsátil que tenho em um CD, próprio para induzir o ritmo alfa. Aproveitei a ocasião e relaxei profundamente, entrando em estado alterado de consciência, visualizei o Ministro e mandei a mensagem de que eu iria lá e que me recebesse.

Quando cheguei no Ministério eram 11h00 e a Secretária dele me disse que não poderia me receber, pois tinha uma reunião fora e o carro estava esperando na garagem. Eu simplesmente disse, ao menos, por obséquio, diga que estou aqui fora, e deixe que ele decida. Ela anuiu, e entrou no gabinete. Voltou em seguida e disse: pode entrar. A audiência durou 30 minutos.

 

Vibrato

Isto nos leva a mencionar o VIBRATO. Vibrato é o efeito de trêmulo feito por alguma música instrumental ou vocal, e a sua faixa de frequências conduz as pessoas a entrarem em um estado alterado de consciência.

Em um período da história inglesa, aos cantores cuja voz possuía um vibrato pronunciado, não era permitido cantarem em público, porque os ouvintes entravam em um estado alterado de consciência, quando então tinham fantasias, inclusive de ordem sexual. Pessoas que assistem à ópera ou apreciam ouvir cantores como Mário Lanza estão familiarizados com os estados alterados induzidos pelos cantores.

Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel em História Natural (todas as Disciplinas Biológicas e Geológicas), Licenciado, Especialista. USP, 1955.

Qualquer questionamento sempre será bem recebido e respondido.

 

Postado em : A propósito de conversão

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

.