08º – REALIDADE PESSOAL E REALIDADE COLETIVA

08º – REALIDADE PESSOAL E REALIDADE COLETIVA

Realidade Pessoal e Realidade Coletiva – 8

(Folhas de Outono)

Além da recomendação de padrões e valores morais e éticos, e da recomendação de Respeito absoluto à Divindade, e de amor compartilhado entre os homens, há sete princípios básicos na Huna “primitiva” a serem considerados sumariamente:

1 – “Ike” – Pode ser expresso como: “Você cria a sua realidade”. Também pode ser expresso como: “O mundo é para você aquilo que você pensa que é”. Ou:- “Aquilo que você pensa que é verdade, é verdade para você”. Ou ainda, A Realidade Mental que você criou em função das informações que você recebeu, é a sua verdade de hoje e perfaz a sua Realidade Pessoal, individual.

2 – “Kala” = “Não há limites”. “Você é ilimitado”. “Tudo está interligado com sua Consciência”. “Tudo é energia vibratória e tudo pode ser alterado” por ação de sua Consciência. “Tudo pode ser curado”! Portanto: “Livre-se das limitações” que os interesses de terceiros impõem a você.

3 – “Makia” – “A energia flui para onde o pensamento vai”, e “A atenção se volta para onde está a fonte de energia”. É o fluxo de Energia em “duas mãos de direção” para o quantum de Energia mobilizado pelo enfoque da Consciência no cérebro. “Você obtém o que enfoca”. “É importante aprimorar a capacidade de focalização mental”. Aprenda a fazer a introspecção e o reforço de Ego necessário.

4 – “Manawa” – “O momento de poder é agora”. Muitas pessoas têm como defeito psicológico a Procrastinação, deixando para depois o que pode ser feito no momento. A cada momento surgem oportunidades. O que está atento a tudo e a todos aproveita de modo correto a oportunidade que se depara.

O procrastinador perde oportunidades, e critica quem age e conquista, chamando-o de oportunista. Pura inveja!

5 -  “Aloha” – Contração de duas palavras: Alo = dividir, compartilhar, estar com. Oha = afeição, alegria. Aloha tem o significado de estar feliz e dividir a alegria, compartilhar a alegria e a afeição.

Aloha tem a haver com uma disposição pessoal de mais tolerância, melhor entendimento e compreensão para com os seus semelhantes.

Aloha significa ser menos crítico e mais tolerante. Ao invés de questionar, abençoar, desejar mais saúde e prosperidade. Dividir inclusive o alimento e bens se necessário. Tudo está vivo e reativo.

Abra sua mente para receber e compartilhar o que, aquele que sabe fazer, tem para te oferecer, e economize anos de estudos e trabalhos com tentativas e erros. Do Judaísmo:- “Respeite quem sabe fazer, e sabe ensinar a fazer”.

A Huna ensina que a crítica e a reprovação, seja ela para si mesmo ou para os demais, proporcionam tensões na consciência que resultam em contratura muscular e stress. O stress continuado resulta em queda da imunidade com o aparecimento de sintomas, depois doenças e finalmente enfermidades. Inversamente, abençoar e elogiar traz alegria, descontração, aumentando a autoestima e a produtividade com eficiência. Você conhece nos Evangelhos de Jesus algo parecido a isso?

6 -  “Mana” – “Todo Poder Vem de Dentro”. Então, parece com “O Reino dos Céus está dentro de vós”? “Como tudo está vivo e reativo, a Energia Vital pode ser convertida em uma forma de energia de mais alta frequência vibratória, dependendo do estado mental em que a pessoa se encontre”.

Esse extra de potencial de energia pode ser canalizado mediante um enfoque mental adequado. Tudo indica que a energia canalizada movimenta o que os físicos denominam de “espuma quântica” e produz os efeitos intencionados.

 A Intenção se manifesta pelo tipo de imaginação que é feita e se evidencia pelo tipo de resultado produzido. O homem possui dois tipos básicos de ação que são regulados pela qualidade da Consciência:- se ele for Justo e Reto, é Criativo e Construtivo; se, ao contrário for injusto, é destrutivo.

A intenção e o enfoque mental determinam os resultados do Poder. Jesus expressa este princípio em: “Pai Nosso que estás nos céus”… “Vem a nós o vosso reino (poder)”. Mas de onde? R- “O reino dos céus esta dentro de vós”. Portanto o Poder vem de dentro. Paulo, 1ª Epístola aos de Corinto, 3: 16 esclarecem o porquê.

7 -  “Pono” – “A eficácia é a medida da verdade”, ou, Se funciona é verdadeiro. As pressuposições que são tomadas como crenças são o alicerce das nossas ações. Nós só agimos quando acreditamos em um resultado. Resta verificar o valor prático dos resultados para avaliar a eficiência de nossas ações e de nossas Crenças. Se as ações não resultam eficientes, é preciso reavaliar as nossas Crenças.

Novas experiências que mostrem resultados podem fazer mudar a maneira de pensar e mudar Crenças ineficientes para Crenças eficientes. Como consequência há muitas maneiras de se fazer a mesma coisa e daí o conceito de “Palai´e” ou, seja flexível.

O incrível é haver pessoas que discursam que todos devem ser flexíveis, mas não aceitam, eles mesmos, experimentar, porque não são flexíveis.

Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel em História Natural (todas as Disciplinas Biológicas e Geológicas), Licenciado, Especialista em Fisiologia (Bioenergética e Órgãos dos Sentidos) USP, 1955.
Qualquer questionamento sempre será bem recebido e respondido.

Postado em : Realidade

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

.