08º – A Propósito de Conversão

08º – A Propósito de Conversão

A Propósito de Conversão

Técnicas de Persuasão

 

Persuasão não é uma técnica de lavagem cerebral, mas é a manipulação da mente humana por outro indivíduo, sem que o sujeito manipulado fique consciente do que causou sua mudança de opinião.

A base da persuasão é sempre o acesso ao seu Hemisfério Cerebral DIREITO. A metade ESQUERDA de seu cérebro é analítica e racional. O lado direito é criativo e imaginativo.

Isto expressa o que deve ser esclarecido. A ideia é desviar a atenção do cérebro esquerdo e mantê-lo ocupado. Idealmente, o agente usado, como preces repetitivas, cânticos ritmados e ou uma ação oratória, discurso, pregação etc., que exceda os vinte minutos, pois geram um estado alterado de consciência, provocando uma mudança da consciência beta para a alfa; este fato pode ser medido em uma máquina de EEG.

Como distrair o cérebro esquerdo? Políticos usam esta poderosa técnica todo o tempo; advogados usam muitas variações, as quais eles chamam “apertar o laço”.

Assuma por um momento que você está observando um político fazendo um discurso. Primeiro, ele pode suscitar o que é chamado “SIM, SIM”. São declarações que provocarão sentimentos de anuência nos ouvintes; eles podem mesmo sem querer balançar suas cabeças em concordância, ou, aplaudir!

Em seguida vem o TRUÍSMO. Estes são, usualmente, fatos que podem ser debatidos, mas uma vez que o político tenha a concordância da audiência, as vantagens são a favor do político, que a audiência não irá parar para pensar a respeito, continuando a concordar.

Por último vem a SUGESTÃO FORTE. Este é o pensamento que o político quer que você aceite, e ou a ação que você faça e desde que você tenha concordado todo o tempo, você poderá ser persuadido a aceitar a sugestão. Agora, se você ler o discurso político a seguir, você perceberá que as três primeiras sentenças são do tipo “sim, sim”, a três seguintes são truísmos, e a última é a sugestão forte.

“Senhoras e senhores: vocês estão indignados com os altos preços dos alimentos? Vocês estão cansados dos astronômicos preços dos combustíveis? Perturbados com a alta constante dos medicamentos? Já não suportam os níveis de inflação?” Sim, Sim, Sim.

“Estão doentes, e com a falta de controle da inflação os serviços de saúde e de segurança estão mal?”. Bem, vocês sabem que o Outro Partido permitiu uma inflação de 20% por cento no ano passado; vocês sabem que o crime aumentou 50 por cento por todo o país nos últimos 12 meses, e vocês sabem que seu pagamento dificilmente vem cobrindo os seus gastos. Bem, a “solução destes problemas é eleger-me para a Presidência do Brasil”.

Para ser atual, observem as falas de políticos e líderes sindicais quando suas posições são questionadas. A última frase sempre é uma sugestão forte, a ponto de ser fora de propósito.

Eu penso que você já ouviu isto antes. Mas você poderia atentar também para os assim chamados Comandos Embutidos. Como exemplo: em palavras chave, o locutor poderia fazer um gesto com sua mão esquerda, a qual, como os pesquisadores tem mostrado, o gesto está mais apto para acessar o seu cérebro direito.

Os políticos e os brilhantes oradores de hoje, orientados pela mídia, são com frequência cuidadosamente treinada por uma classe inteiramente nova de especialistas, os quais estão usando todos os truques, tanto novos quanto antigos, para manipulá-lo a aceitar o candidato deles. Também pastores pregadores que conhecem o assunto, ao fazer afirmações convenientes, levantam a mão esquerda espalmada. Os políticos, de punhos cerrados.

Os conceitos e técnicas da Neurolinguistica são tão fortemente protegidos que eu descobri que mesmo para falar sobre ela publicamente ou em impressos, isto resulta em ameaça de ação legal. Já o treinamento em Neurolinguistica está prontamente disponível para qualquer pessoa que queira dedicar o seu tempo e pagar o preço.

Uma amiga minha que recentemente assistiu a um seminário de duas semanas em Neurolinguistica descobriu que muito daqueles com quem ela conversou durante os intervalos era pessoal do governo.

Outra técnica que eu aprendi há pouco tempo é inacreditavelmente escorregadio; ela é chamada de TÉCNICA INTERCALADA, e a ideia é dizer uma coisa com palavras, mas plantar uma impressão inconsciente de alguma outra coisa na mente dos ouvintes e/ou observadores. Quero dar um exemplo: suponha que você está observando um comentarista da televisão fazer a seguinte declaração:

“O SENADOR está ajudando as autoridades locais a esclarecer os estúpidos enganos das companhias que contribuem para aumentar os problemas do lixo nuclear”. Isto soa como uma simples declaração, mas, se o locutor enfatiza a palavra certa, e especialmente se ele faz o gesto de mãos apropriado junto com as palavras chaves, você poderia ficar com a impressão subconsciente de que o senador é estúpido. Este era o objetivo subliminar da declaração, e o locutor não pode ser chamado para explicar nada.

Técnicas de persuasão são também frequentemente usadas em pequena escala com muita eficácia. O vendedor de seguros sabe que a sua venda será provavelmente muito mais eficaz se ele conseguir que você visualize alguma coisa em sua mente. É uma comunicação ao cérebro direito.

Por exemplo, ele faz uma pausa em sua conversação, olha vagarosamente em volta pela sua sala, e diz, “Você pode imaginar esta linda casa incendiando até virar cinzas?”. Claro que você pode! Este é um de seus medos inconscientes, e quando ele o força a visualizar isto, você está sendo muito provavelmente manipulado a assinar o contrato de seguros.

Houve uma época em que os Hare Krishna iam operar em um aeroporto, usam técnicas de CHOQUE E CONFUSÃO para distrair o cérebro esquerdo e comunicarem-se diretamente com o cérebro direito. A sua técnica é a de saltar na frente de quem passasse. Inicialmente, sua voz é alta; então ele abaixa o tom enquanto pede para que a pessoa compre um livro, após o que pede uma contribuição em dinheiro para a causa. Usualmente, quando as pessoas ficam chocadas, elas imediatamente recuam. Neste caso, eles ficavam chocados pela estranha aparência, pela súbita materialização e pela voz alta do devoto Hare Krishna.

Em outras palavras, as pessoas vão para um estado alfa ou tetha pela emoção causada, quando confrontadas com a realidade à sua frente. Em alfa, elas ficavam altamente sugestionáveis, e por isto aceitavam a sugestão de levar o livro; no momento em que pegavam o livro, sentiam-se culpadas e respondem a uma segunda sugestão: dar algum dinheiro.

Nós estamos todos condicionados de tal forma que, se alguém nos dá alguma coisa, nós temos de dar alguma coisa em troca e geralmente é dinheiro. Enquanto você observa um trabalhador desse tipo, como também os Adventistas, você pode perceber que muitas das pessoas que eles abordam, passam a exibir algum sinal externo de estado alterado de consciência: como mudança de expressão facial e as pupilas de seus olhos dilatadas.

Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel em História Natural (todas as Disciplinas Biológicas e Geológicas), Licenciado, Especialista. USP, 1955.

Qualquer questionamento sempre será bem recebido e respondido.

[vc_row full_width="" parallax="" parallax_image=""][vc_column width="1/1"][vc_facebook type="standard"][/vc_column][/vc_row]

Postado em : A propósito de conversão

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

.