05º – Apenas quero entender Jesus – O Stress e as suas consequências

05º – Apenas quero entender Jesus – O Stress e as suas consequências

O Stress e as suas consequências

1-    Alerta, ou, o susto, a surpresa como resultado de sentimentos e ou emoções, que de início proporciona a descarga de adrenalina e depois de cortisona. O sentimento é aquilo que sentimos quando alguém se dirige a nós e pode ser positivo ou negativo. É emoção quando a situação é inversa, é o que sentimos quando nós nos dirigimos às pessoas com agressividade, ou, com amor.

2-    Fase de Resistência, mais ou menos prolongada, enquanto dure o motivo que causou o alerta sem ser resolvido. Geralmente continuam as produções de corticóides, com dores de cabeça e resfriados ocasionais, com possibilidade de alterações no sangue desencadeando diabetes, hipertensão, glaucoma, derrames, enfartes do miocárdio, desequilíbrio na composição do sangue, e finalmente, câncer se a fase de resistência for prolongada nos indivíduos de temperamento introspectivo.

3-    Esgotamento nervoso e depressão surgem se as causas não são resolvidas depois de certo tempo com insônia. Resultam da diminuição da reserva de energia armazenada como trifosfato de adenosina (ATP) e no acúmulo de toxinas.

Quando é o momento da retirada para descanso e meditação como atitude inteligente em busca do equilíbrio? Para alguns a percepção disso foi no tempo certo. Para outros o estrago foi e continua sendo irreversível. Jamais perca as oportunidades de descanso para reflexão em eventual isolamento de tudo e de todos, quando a convivência comunitária deixa de ser prazerosa, e passa a ser fonte de irritação, descontentamento e falta de paz.

O que é melhor para o organismo? Amor e Paz profunda com a Acetilcolina, que é o hormônio da descontração, ou, um suposto poder que resulte da posição social, do intelecto, do prestígio? Também devemos considerar a situação financeira que resulte em tensão, devido ansiedade, agressividade, revolta devida a alguma prepotência, e medo de perdas com descarga de Adrenalina predominante no tipo humano 1, ou, com descargas de Cortisonas que são os hormônios do stress predominante no tipo 2?

Em busca da Paz Profunda

Bom para aqueles que ficaram em paz dentro das Igrejas e ou Ordens, praticando o amor fraternal e o perdão, alheios aos problemas dos bastidores do Sistema Organizado de forma arbitrária. Bom também para quem saiu e conservou as palavras e a Filosofia do Rabi Jesus na mente e no coração. Sábio é aquele que analisa as palavras de Jesus e tem condição de avaliar e peneirar as palavras de quem se situa como intermediário, e tradutor das mesmas, pois a revelação é individual e dificilmente transferível.

Observa-se que poucos dos que ficaram nas Igrejas e também poucos dos que saíram à busca da salvação em outros lugares, conseguiram perceber que  nessa Filosofia encontrada nos pensamentos de Jesus e expressos nos evangelhos, está bem estabelecida a diferença que há entre os dois Espíritos predominantes: o espírito da Verdade e o espírito da Falsidade, diferença essa que deve nortear todo homem a cada momento e em qualquer lugar. Entre um e o outro está a fronteira onde todos nós lutamos mentalmente nas diferentes circunstâncias do dia a dia. Percebemos os resultados da predominância de um ou de outro ao longo do tempo. Mal está para quem não se define e fica na alternância de um e de outro, morno, pois também se adoece na indefinição.

O Espírito da Verdade permite a Paz Profunda na introspecção aqui e agora e representa o portal para o Reino dos Céus que:- “está dentro de vós” (JC). (continua…)

Alberto Barbosa Pinto Dias, Bacharel em História Natural (todas as Disciplinas Biológicas e Geológicas), Licenciado, Especialista. USP, 1955.
Qualquer questionamento sempre será bem recebido e respondido.

Postado em : Apenas quero entender Jesus

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

.